Ciência e Tecnologia

Técnico coordena projeto de Física Médica com centro de investigação oncológica norte-americano

Investigadores do Técnico / Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares e do MD Anderson Cancer Center iniciaram o projeto TheraGlio-3D, que avaliará potencial uso médico do radiofármaco 64CuCl2.

Investigadores do Grupo de Ciências Radiofarmacêuticas, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) do Instituto Superior Técnico, juntarão esforços com oncologistas do MD Anderson Cancer Center, um centro clínico e de investigação norte-americano, no âmbito do projeto TheraGlio-3D, inserido no programa UT Austin Portugal. A iniciativa pretende avaliar a possibilidade da utilização do radiofármaco 64CuCl2 (em fase de investigação) na clínica, em modelos celulares avançados de cancro.

Segundo Filipa Mendes, coordenadora do projeto e investigadora principal do C2TN, este representa “um passo significativo na validação de modelos celulares 3D”. A cientista defende que os resultados poderão servir como referência para futura aplicação desses modelos celulares na avaliação do potencial para uso clínico de novos radiofármacos (medicamentos com uma componente radioativa, utilizados para diagnóstico por imagem ou para terapia).

O composto 64CuCl2 “é facilmente produzido em ciclotrões médicos [(um tipo de acelerador de partículas para produção de isótopos utilizados na medicina nuclear)]”, informa a investigadora, tendo já sido demonstrado em estudos clínicos preliminares “uma acumulação seletiva desta substância em tumores de glioblastoma [(o tipo mais comum de cancro a atingir o cérebro)]”.

Adicionalmente à concretização dos objetivos científicos propostos, este projeto colaborativo contribuirá também para a formação avançada de jovens investigadores nas áreas estratégicas da física médica e da biomedicina. A equipa inclui dois estudantes de doutoramento do Técnico, que desenvolverão atividades de investigação na Escola e também em missões científicas junto do parceiro MD Anderson Cancer Center. Está ainda prevista uma bolsa para um estudante de mestrado, a recrutar no Técnico.