Ciência e Tecnologia

Técnico impulsiona resultados da Universidade de Lisboa em áreas da engenharia nos Best Global University Rankings

A nível da área global de engenharia, Universidade de Lisboa ocupa a 20.ª posição em 390 instituições classificadas.

Com o contributo do Instituto Superior Técnico, a Universidade de Lisboa volta a alcançar vários lugares cimeiros a nível nacional em ramos da engenharia, desta vez nos Best Global Universities Rankings, divulgados a 17 de junho pela norte-americana USNews.

Ocupando a 20.ª posição em 390 instituições europeias na área global da engenharia (onde ficou em primeiro lugar a nível nacional), a ULisboa tem a posição cimeira nacional nos ramos da Engenharia Civil, Engenharia de Computadores, Matemática e Física. Ainda em lugares do pódio, a Universidade conseguiu a prata nacional em Engenharia Mecânica e o bronze em Engenharia Eletrónica e Elétrica.

No que diz respeito às classificações de destaque a nível europeu, a ULisboa surge em segundo lugar entre 56 instituições no ramo da Engenharia Civil – onde o contributo do Técnico é praticamente exclusivo –, para além de apresentar-se nos 25% de instituições mais bem-classificadas nas áreas de Engenharia de Computadores, Matemática e Física.

Os resultados dos Best Global Universities Rankings baseiam-se em 13 indicadores ligados à atividade de investigação das instituições de ensino superior – reputação global da investigação; reputação regional da investigação; publicações; livros; conferências; impacto normalizado das citações; total de citações; publicações entre as 10% mais citadas; percentagem de publicações entre as 10% mais citadas; colaboração internacional; colaboração internacional relativa ao país; artigos entre os 1% mais citados; e percentagem de publicações entre os 1% mais citados.

Notícia editada a 7/7 – no segundo parágrafo, onde se lia “prata europeia”, lê-se agora “prata nacional”.