Técnico integra consórcio para formação online em competências digitais

Algumas escolas da ULisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa juntam-se para disponibilizar, a partir de 2025, uma formação online gratuita em competências digitais.

O PRODIGI: Rumo ao Futuro – Programa de Formação em Programação, Informação e Cidadania Digital, novo programa de formação online gratuita em competências digitais, destina-se principalmente a pessoas com formação base fora das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM). Profissionais com formação nessas áreas que pretendam ensinar no ensino básico e secundário, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem também frequentar o curso.

De caráter flexível, o formato do programa terá por base MOOC (Massive Open Online Courses), o que permitirá a cada formando organizar o tempo de aprendizagem.  Participar em aulas práticas presenciais será também uma opção disponível, sendo ainda possível escolher entre a frequência de módulos individuais ou de todo o programa.

O curso inclui 22 módulos em áreas como Pensamento Computacional, Inteligência Artificial, Sistemas e Segurança, Engenharia de Software, Experiência do Utilizador e Ética e Didática da Informática. Terminará com um projeto integrador. O corpo docente é composto por professores da Universidade de Lisboa (do Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação e Faculdade de Ciências) e do Instituto Politécnico de Lisboa (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Escola Superior de Educação de Lisboa).

As candidaturas a este curso de carácter gratuito terão início no último trimestre de 2024. Os participantes poderão ainda concorrer a apoios à formação financiada pelo programa “Reforço das Competências Digitais”, Impulso Mais Digital, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.