Ciência e Tecnologia

Técnico integra consórcio para formação online em competências digitais

Algumas escolas da ULisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa juntam-se para disponibilizar, a partir de 2025, uma formação online gratuita em competências digitais para futuros professores.

O PRODIGI: Rumo ao Futuro – Programa de Formação em Programação, Informação e Cidadania Digital, novo programa de formação online gratuita em competências digitais, destina-se principalmente a pessoas com formação base fora das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM). Profissionais com formação nessas áreas que pretendam ensinar no ensino básico e secundário, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem também frequentar o curso.

De caráter flexível, o formato do programa terá por base MOOC (Massive Open Online Courses), o que permitirá a cada formando organizar o tempo de aprendizagem.  Participar em aulas práticas presenciais será também uma opção disponível, sendo ainda possível escolher entre a frequência de módulos individuais ou de todo o programa.

O curso inclui 22 módulos em áreas como Pensamento Computacional, Inteligência Artificial, Sistemas e Segurança, Engenharia de Software, Experiência do Utilizador e Ética e Didática da Informática. Terminará com um projeto integrador. O corpo docente é composto por professores da Universidade de Lisboa (do Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação e Faculdade de Ciências) e do Instituto Politécnico de Lisboa (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Escola Superior de Educação de Lisboa). A coordenação científica cabe aos docentes e investigadores Cláudia Antunes (Técnico), Isabel Nunes (ULisboa/FC), João Piedade (ULisboa/IE), Cátia Vaz (IPL/ISEL) e Cátia Rijo (IPL/ESELx).

As candidaturas a este curso de carácter gratuito terão início no último trimestre de 2024. Os participantes poderão ainda concorrer a apoios à formação financiada pelo programa “Reforço das Competências Digitais”, Impulso Mais Digital, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Módulos
O programa tem um caráter flexível. Inclui 22 módulos, distribuídos por várias áreas:

  • Pensamento Computacional: Fundamentos da Programação, Estruturas de Dados, Programação de Sistemas Autónomos, Algoritmos e Complexidade
  • Inteligência Artificial: Fundamentos de Inteligência Artificial, Introdução à Ciência de Dados, Fundamentos de Recuperação de Informação
  • Sistemas e Segurança: Fundamentos de Sistemas Operativos, Fundamentos de Redes de Comunicação, Fundamentos de Segurança
  • Engenharia de Software: Fundamentos de Base de Dados, Técnicas de desenvolvimento de SW, Programação para a Web, Programação para Dispositivos Móveis
  • Experiência do Utilizador: Design para a Web, Modelação 3D e Realidade Virtual, Multimédia
  • Ética: Tecnologia e Sociedade
  • Didática da Informática: Princípios de Didática da Informática, Pensamento Computacional e Robótica Educativa, Ambientes Educativos Digitais no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, TIC Aplicadas ao Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
  • Projeto Integrador, a realizar no final da formação.

Os formandos podem escolher entre módulos individuais, de acordo com os seus interesses e formação prévia, numa lógica de micro-credenciais, ou percorrer o programa completo, assegurando uma formação robusta em competências digitais. A certificação fará referência aos ECTS obtidos.

Calendário e candidaturas
O curso decorre entre janeiro de 2025 e março de 2026.

Para receber mais detalhes sobre o curso, incluindo o processo de candidatura, preencher formulário.

Notícia atualizada a 26 de setembro de 2024