Ciência e Tecnologia

Técnico integra projeto de spintrónica e inteligência artificial que conquistou financiamento europeu

O MultiSpin.AI conseguiu um financiamento de mais de três milhões de euros. A equipa de Lisboa é liderada por Susana Cardoso de Freitas do INESC MN.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microssistemas e Nanotecnologias (INESC MN), unidade de investigação associada ao Instituto Superior Técnico, está inserido no projeto MultiSpin.AI. Com início em fevereiro de 2024 e uma duração de três anos, esta iniciativa conseguiu assegurar um financiamento de mais de três milhões de euros oriundos do programa Pathfinder Open, do Conselho Europeu de Inovação.

O MultiSpin.AI propõe aplicar conhecimentos de spintrónica – área da física que estuda as propriedades dos eletrões, como o spin, em circuitos eletrónicos – à inteligência artificial. Serão desenvolvidas unidades de processamento para circuitos elétricos com base em junções magnéticas de efeito de túnel. Este é um fenómeno quântico que permite aos eletrões comportar-se de formas não previstas na física clássica, podendo atravessar obstáculos que, em condições ‘usuais’, não teriam energia suficiente para suplantar.

As junções magnéticas de efeito de túnel desenvolvidas pelo MultiSpin.AI apresentam vários estados magnéticos distinguíveis, em maior número do que os dois estados encontrados habitualmente na eletrónica digital (o ‘ON’ e ‘OFF’, ou 1 e 0, quando representado em código binário). Desta forma, e recorrendo a conceitos de mecânica quântica, procura-se desenvolver circuitos eletrónicos com maior velocidade de computação e eficiência energética.

Prevê-se que o os resultados do MultiSpin.AI venham a ser relevantes em aplicações de inteligência artificial que exijam grande consumo energético e para um aumento dos recursos computacionais – tecnologias que beneficiarão da otimização da capacidade de processamento trazida por este projeto (por exemplo, em áreas que requerem computação “no local”, como mobilidade autónoma ou robótica).

O consórcio de investigação reúne investigadores do INESC MN, Universidade Bar-Ilan (Israel) e Université Catholique de Louvain (Bélgica), bem como parceiros industriais, como SpinEdge (Israel) e I-FEVS (Itália). Em Lisboa, a equipa é liderada por Susana Cardoso de Freitas, professora do Técnico e investigadora do INESC MN, cujo trabalho em filmes finos e spintrónica contribuirá para o desenho e fabricação de nanodispositivos magnéticos neste projeto.