Ciência e Tecnologia

Técnico integra projeto europeu para o combate à poluição atmosférica resultante de transportes

Equipas coordenadas pelas investigadoras Marta Almeida e Ana Galvão estarão envolvidas no projeto MI-TRAP, com vista à prevenção da poluição sonora e do ar.

A 6 de fevereiro, teve lugar a reunião de arranque do projeto Horizonte Europa “MI-TRAP – MItigating TRansport-related Air Pollution in Europe” no National Centre of Scientific Research Demokritos, em Atenas. Com o objetivo de abordar as questões da poluição sonora e do ar em ambientes urbanos, este projeto conta com a participação de vários investigadores do Instituto Superior Técnico, que irá coordenar a sua implementação na cidade de Lisboa.

O consórcio do MI-TRAP reúne 26 parceiros de 10 países, unidos pela necessidade de impulsionar mudanças e inovação na luta contra a poluição urbana. Entre outros aspetos, o projeto irá desenvolver ferramentas de análise de dados para rastrear poluentes emitidos, permitir a gestão sistemática de tráfego e ainda avaliar a eficácia de legislação e medidas de controlo postas em prática.

Duas das unidades de investigação associadas ao Técnico têm equipas envolvidas no MI-TRAP – o Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (CERIS) e o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN). A equipa em representação da primeira conta com a coordenação de Ana Galvão, investigadora e professora do Técnico, enquanto que a equipa ObservAR, do C2TN, tem coordenação de Marta Almeida, investigadora desta unidade e vice-presidente para o campus Tecnológico e Nuclear do Técnico.

“Ao identificar medidas de melhoria da qualidade do ar em 10 cidades europeias, este projeto vai desempenhar um papel crucial na proteção da saúde pública, na preservação do meio ambiente, no combate às alterações climáticas, na promoção da mobilidade sustentável e no desenvolvimento económico e social”, defende Marta Almeida. A investigadora dá alguns exemplos de iniciativas do C2TN relacionados com o MI-TRAP, contando-se entre eles o ExpoLIS (avaliação da qualidade do ar nos transportes públicos em tempo real), o iMPact (estudo de microplásticos na atmosfera provenientes do tráfego rodoviário) e o InChildHealth (análise de determinantes para a qualidade do ar em ambiente escolar).