Ciência e Tecnologia

Técnico obtém financiamento no âmbito do Prix Tremplin Mariano Gago

O projeto NanoXIMAGES foi um dos prémios selecionados no âmbito do Prix Tremplin Mariano Gago, que atribuiu 84 mil euros a quatro pares científicos franco-portugueses.

Considerando o ano da Temporada Portugal-França 2022 e com o apoio do Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros francês, do Ministério da Cultura francês, do Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), o Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação de França (MESRI) e a Academia Francesa de Ciências atribuíram quatro prémios “Prix Tremplin Mariano Gago”. 84 mil euros foi o valor atribuído a quatro pares científicos. Entre os premiados está o par composto pela professora Marta Fajardo, docente do Departamento de Física (DF) e investigadora do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), e o professor Hamed Merdji, com o projeto NanoXIMAGES.

O projeto, que tem uma aplicação prática na área das nanotecnologias (tecnologias em que existe a manipulação da matéria à escala atómica e molecular, para criar novos materiais e processos), tem como objetivo conseguir provar que é possível reconstruir uma imagem de Raios-X de um objeto através de um processo com luz incoerente. O principal benefício desta técnica é abrir novas perspetivas em laboratório “porque para fazer estas imagens com luz coerente era preciso ir para infraestruturas gigantes, mas se se consegue fazer com luz incoerente é muito mais compacto. Conseguimos construir um microscópio que consegue ser usado em qualquer laboratório sem ter de mobilizar, por exemplo, uma equipa de três cientistas e utilizar uma máquina de grandes dimensões,” esclarece a investigadora.

Mas como é que funciona, na prática, este processo? “As ondas quando batem em obstáculos, espalham-se e fazem padrões de interferência. Espalham-se em diversos pontinhos no detetor. E nós conseguimos ver os vários pontos de luz a aparecer. E, a partir dessa informação, sabemos a relação entre o padrão que aparece e como é que é o objeto, na realidade. Depois, com um computador e através de um algoritmo conseguimos reconstruir o objeto (a imagem inicial)”, indica.

Esta técnica tem uma forte aplicabilidade para a área da medicina e biologia.

Recorde-se que Marta Fajardo lidera um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Inovação, NanoXCAN, de onde deriva agora o NanoXIMAGES. “Este é um projeto mais simples, em que vemos o contraste de absorção (ver o que é que fica opaco e o que é que não fica) em função da cor com que estamos a iluminar, do comprimento de onda dos Raios-X e tentar provar este conceito novo de imagem incoerente por difração (fenómeno físico que ocorre quando uma onda encontra um obstáculo, criando um alargamento das ondas, espalhando-se em todas as direções)”, refere.

Para o Técnico, a vantagem passa também por fomentar a participação dos alunos de mestrado em projetos multidisciplinares. Até então, as propostas de temas de mestrado eram individuais. Através deste projeto vai ser possível apresentar propostas por equipas, onde os alunos podem trabalhar com tecnologias de ponta, além de terem a oportunidade de participarem num projeto que inclui uma componente de intercâmbio. “Aqui as competências mais óbvias são a física, matemática, informática, e a biomédica, também. Essas são as mais evidentes, mas depois podemos pensar também na parte da gestão, para fazer o business plan. A ideia é: todos trabalham no mesmo tópico e cada um dá o seu input”, esclarece a professora Marta Fajardo.

Reforçar a cooperação bilateral de investigação entre duas equipas franco-portuguesas e promover a sua continuação e ampliação no âmbito de um projeto de pesquisa com a duração de 2 anos foi o objetivo principal da atribuição destes prémios. Os critérios de seleção basearam-se na qualidade dos resultados preliminares da colaboração e excelência científica do projeto, a qualidade dos candidatos e dos laboratórios envolvidos, o valor agregado a proporcionar através da colaboração bilateral, e as perspetivas de colaboração futuras.

Os projetos foram selecionados por um júri internacional coordenado pelo MESRI, a Academia Francesa de Ciências e a Academia de Ciências de Lisboa, composto por cientistas franceses e portugueses. A cerimónia oficial para a entrega de prémios será no próximo dia 21 de junho de 2022 no Grande Salão da Academia Francesa de Ciências.