Ciência e Tecnologia

“Vultos da Electrotecnia e da Computação” apresentados no Técnico

Livro sobre personalidades históricas desta área científica conta com o contributo de vários investigadores e docentes do Técnico.

A história da eletrotecnia e da computação faz-se de quem a fez ao longo de vários séculos. 28 académicos de várias universidades portuguesas contam-na através de 42 biografias de personalidades nascidas entres os séculos XVIII e XXI, no livro “Vultos da Electrotecnia e da Computação”, apresentado no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, na tarde de 25 de setembro. Entre os autores estão nove investigadores e docentes do Técnico.

Carlos Salema, professor emérito do Instituto Superior Técnico, apresentou a obra, realçando não ser “nada evidente que se deve fazer uma coisa destas” que se “materializou na forma” e “não ficou lá nas profundezas”. Entre os “vultos da eletrotecnia e da computação”, o também alumnus do Técnico escolheu Michael Faraday, o “encadernador de livros” que começou por ser químico e se tornou físico, que “foi professor sem ter sido formalmente aluno”.

Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho de Escola do Técnico, também presente na cerimónia, destacou o evento como uma “celebração dos vultos e dos autores que são também vultos da nossa ciência, da nossa eletrotecnia e da nossa computação”. Destacou uma obram que além de “uma homenagem” é também “uma uma constatação da interdisciplinaridade daquilo que são a ciência e a tecnologia atualmente”.

O livro foi uma ideia de Francisco Vaz materializada em conjunto com Pedro Guedes de Oliveira, ambos docentes da Universidade do Porto e editores da obra.

Contribuíram para este título os professores do Técnico: Arlindo Oliveira, Carlos Alberto Ferreira Fernandes, Fernando Pereira, Guilherme Dinis Moreno da Silva Arroz, Isabel Ribeiro, Isabel Trancoso, Leonel Sousa, Mário A.T. Figueiredo e Moisés Simões Piedade