Maria Isabel Marques Dias

(Lisboa, 30 de agosto de 1965)

Especializou-se em Mineralogia, Geoquímica e Propriedades Tecnológicas de Argilas, tendo em vista a sua potencial utilização industrial. Realizou as dissertações de doutoramento e mestrado centradas nesta temática, respetivamente em 1993 e 1998, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em 2014 obteve a Agregação em Georrecursos (DeCivil, Instituto Superior Técnico). É Investigadora Coordenadora do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) do Técnico, desde 2020.

Utilizou os conhecimentos adquiridos nesta área noutros domínios, como o ambiental e o do património cultural, tendo iniciando atividades de investigação no Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN) em 1998. Aqui desenvolveu competências na aplicação de métodos nucleares de análise em geociências, ambiente, NORM, arqueologia, história da arte, e do tratamento, valorização e reciclagem de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, destacando-se o carácter interdisciplinar da sua atividade.

É autora e/ou coautora de numerosas publicações, incluindo capítulos de livros, artigos em revistas internacionais com revisão por pares, bem como participações em exposições e catálogos de museus espanhóis e portugueses.

Pertence a várias associações profissionais nacionais e internacionais, tendo sido Presidente da Sociedade Ibérica de Arqueometria Aplicada ao Património Cultural (SaPaC).

Para além da responsabilidade de laboratórios, tem tido atividades de gestão a vários níveis, destacando-se: de 2014 a 2019 foi Vogal da Comissão de Gestão do Campus Tecnológico e Nuclear (CTN); de 2015 a 2019 foi Membro do Conselho de Escola do Técnico; de 2020 a 2023 foi Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico, com a responsabilidade da gestão financeira.