Miguel Amado
(Pinhel, 13 de novembro de 1959)
O seu percurso profissional iniciou-se em 1982 no Ministério das Finanças. Após a conclusão do curso de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, iniciou em 1991 a sua atividade de docência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Concluiu o mestrado em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental em 1995. Em 1995, foi nomeado Assistente no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Em 2004, concluiu o doutoramento em Ciência do Ambiente na UNL e iniciou em 2015 obtém a agregação em Arquitectura no IST onde, em 2016 veio a ingressar como Professor Associado, tendo sido nomeado Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Ambiente em 2023.
Em 1988 fundou a empresa Miguel Amado Arquitectos, Lda, e em 2005 constitui o Grupo de Investigação GEOTPU.LAB que mantem em atividade. O trabalho de investigação do seu grupo, para além da arquitectura e urbanismo, investiga o processo de planeamento urbano sustentável numa articulação entre a transformação do ambiente construído e os modelos de desenvolvimento urbano nos países da CPLP. Em 2012, deu início a uma nova linha de investigação com o apoio da Agência Internacional de Energia, com o objetivo de planear energeticamente as cidades para um caminho de balanço neutro entre consumos e produção. Foi Deputado Eleito no Município do Barreiro, Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Arquitectos Portugueses, Presidente Executivo da Simarsul, SA, e Administrador-Delegado da Sinespaço, SA.
Foi vogal da Comissão Executiva do DECivil do IST entre 2017 e 2020, e Vice-Presidente para as Instalações e Equipamentos do Técnico entre 2021 a 2023.