Sobre o Curso
A indústria extrativa assegura a exploração e gestão sustentável das matérias-primas, essenciais para a transição energética e transformação da nossa sociedade para uma economia mais verde. A Engenharia Geológica e de Minas desenvolve técnicas de prospeção e mineração, promovendo a digitalização da indústria mineira, assente nas melhores práticas de sustentabilidade ambiental, segurança, smart mining, automação e robótica. O papel de um Engenheiro de Minas passa pela exploração, valorização e gestão mineira, mas também pelo apoio a obras de construção, nomeadamente túneis e outras escavações em maciços rochosos.
Estrutura Curricular
O 2º Ciclo em Engenharia Geológica e de Minas tem a duração de 4 semestres (2 anos), correspondentes a 120 ECTS, e é composto pelas seguintes componentes curriculares:
-
1º ano (ECTS)
-
54
-
6
-
-
2º ano (ECTS)
-
9
-
21
-
30
-
Os currículos dos ciclos de estudos de 1º e 2º Ciclo foram reestruturados no ano letivo 2021/22 no seguimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 e da implementação de um novo modelo de ensino e práticas pedagógicas (plano curricular anterior).
-
Especialidade: Área Principal (63 ECTS)
O Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas (Major) aprofunda os conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo, introduzindo temáticas em áreas como Geologia Mineira, Recursos Minerais e Energéticos, Equipamentos e Instalações Mineiras, Planeamento Mineiro, Túneis, Escavações, entre outras.
-
Opções Livres (27 ECTS)
Parte do currículo é de opção totalmente livre, significando que poderão ser escolhidas disciplinas não só das áreas da Engenharia Geológica, como de qualquer área científica oferecida no Técnico.
Nesta componente, inclui-se a possibilidade de realização de um Minor, um conjunto de disciplinas de âmbito multidisciplinar correspondente a 18 ECTS. A oferta é transversal para todos os cursos do Técnico.
Poderão ser ainda creditadas atividades extracurriculares, num máximo de 6 ECTS.
-
Dissertação (30 ECTS)
A dissertação é o trabalho final do ciclo de estudos, permitindo a cada estudante debruçar-se e especializar-se sobre um assunto específico. Poderá ser realizado num dos seguintes âmbitos:
- Tese Científica
- Estágio em Empresa
- Projeto multidisciplinar Capstone
Destinatários
O Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas destina-se a licenciados em áreas relacionadas com a Engenharia, nomeadamente com percursos curriculares que contam com Geologia, Minas, Civil, Ambiente e áreas afins.
O curso é lecionado em português no entanto, caso estejam inscritos alunos internacionais ou em programas de mobilidade, as unidades curriculares serão lecionadas em inglês.
Saídas Profissionais
Os Mestres em Engenharia Geológica e de Minas estarão preparados para desenvolver atividades como:
- Descoberta de filões ou de massas minerais;
- Avaliação, prospeção, exploração, processamento e gestão de recursos minerais e resíduos sólidos;
- Avaliação, exploração e gestão dos recursos hídricos subterrâneos;
- Monitorização e gestão em tempo real das operações mineiras;
- Avaliação dos impactos ambientais e recuperação das minas e pedreiras;
- Emprego de substâncias explosivas em escavações e demolições;
- Apoio geológico a atividades de ordenamento do território;
- Suporte à conceção, projeto e execução de grandes obras de engenharia (túneis, aeroportos, estradas, pontes, grandes edifícios, etc.);
- Consultoria e funções de liderança, chefia e gestão;
- Formação profissional e ensino.
Condições de Acesso
Podem candidatar-se a um 2.º ciclo do Técnico estudantes que:
- sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2.º ciclo em Arquitetura que pressupõe uma formação de 1.º ciclo em Arquitetura);
- sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.
Os candidatos são seriados segundo os seguintes critérios:
- Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
- Natureza do grau que possuem;
- Sucesso escolar no curso que frequentaram.
Nota: caso seja solicitado, poderão ser valorizados o currículo académico, científico ou profissional e a prestação do candidato em entrevista.
Núcleos de Estudantes
Os alunos do Técnico dinamizam autonomamente e proativamente projetos que complementam o seu percurso académico, como os Núcleos de Estudantes, nos quais adquirem competências e mais-valias que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho.
O Núcleo de Minas (NUMIST) é a principal estrutura de estudantes do curso e promove atividades como:
- Visitas de estudo e workshops
- Repositório de materiais de estudo
- Recolha de testemunhos de mobilidade internacional
- Ligação aos alumni (antigos alunos do curso)
- Estágios de verão na iniciativa Técnico Summer Internships
- Organização das Jornadas de Santa Bárbara