Sobre o Curso
A Engenharia Molecular é uma área científica com enorme impacto no desenvolvimento da sociedade atual com o estudo e desenvolvimento de novos compostos, materiais ou produtos, que respondem a desafios societais, ambientais e industriais, seja na indústria farmacêutica ou química-fina, agroalimentar ou polímeros e nanomateriais. Os Mestres em Molecular Science and Engineering desenham novas moléculas, utilizando ferramentas avançadas de modelação molecular, sintetizam-nas e caracterizam-nas recorrendo à experimentação qualitativa e quantitativa em laboratório. Além disso, trabalham na otimização do processo de síntese destes compostos e materiais, avaliando riscos individuais e ambientais, inovando ao nível da sua sustentabilidade.
Estrutura Curricular
O 2.º ciclo de estudos em Molecular Science and Engineering tem a duração de 4 semestres (2 anos), correspondentes a 120 ECTS, e é composto pelas seguintes componentes curriculares:
-
1º ano (ECTS)
-
48
-
12
-
-
2º ano (ECTS
-
18
-
12
-
30
-
Os currículos dos ciclos de estudos de 1º e 2º Ciclo foram reestruturados no ano letivo 2021/22 no seguimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 e da implementação de um novo modelo de ensino e práticas pedagógicas. O Mestrado em Molecular Science and Engineering provém do anterior Mestrado em Química.
-
Especialidade: Área Principal (66 ECTS)
O Mestrado em Molecular Science and Engineering (Major) aprofunda os conhecimentos em temáticas como Design Molecular, Dinâmica Molecular, Química Orgânica, Química Computacional, Design de Polímeros e Nanomateriais e ainda Análise Química.
-
Opções Livres (24 ECTS)
Parte do currículo é de opção totalmente livre, significando que poderão ser escolhidas disciplinas não só das áreas da Engenharia Molecular, como de qualquer área científica oferecida no Técnico.
Nesta componente, inclui-se a possibilidade de realização de um Minor, um conjunto de disciplinas de âmbito multidisciplinar correspondente a 18 ECTS. A oferta é transversal para todos os cursos do Técnico.
Poderão ser ainda creditadas atividades extracurriculares, num máximo de 6 ECTS.
-
Dissertação (30 ECTS)
A dissertação é o trabalho final do ciclo de estudos, permitindo ao aluno debruçar-se e especializar-se sobre um assunto específico. Poderá ser realizado num dos seguintes âmbitos:
- Tese Científica
- Estágio em Empresa
- Projeto multidisciplinar Capstone
Destinatários
O curso destina-se a licenciados em áreas como Química, Engenharia Química, Bioquímica, Materiais e áreas afins.
O curso é inteiramente lecionado em inglês.
Saídas Profissionais
Os diplomados neste mestrado poderão trabalhar na indústria e serviços, nomeadamente em investigação e desenvolvimento, ou em meio académico em áreas como Química Fina, Indústria Farmacêutica, Indústria Cosmética, Indústria Agroalimentar, Polímeros, Revestimentos, Nanomateriais, Ambiente e Energia. Estão aptos a desenvolver atividades como:
- Design e síntese de novas moléculas;
- Desenvolvimento de produtos químicos sustentáveis;
- Estudo e desenvolvimento de novas arquiteturas poliméricas e de nanomateriais;
- Controlo de qualidade;
- Comercialização de produtos, equipamentos e processos;
- Funções de consultoria, liderança, chefia e gestão;
- Formação profissional e ensino.
Condições de Acesso
Podem candidatar-se a um 2.º ciclo do Técnico estudantes que:
- sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2.º ciclo em Arquitetura que pressupõe uma formação de 1.º ciclo em Arquitetura);
- sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.
Os candidatos são seriados segundo os seguintes critérios:
- Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
- Natureza do grau que possuem;
- Sucesso escolar no curso que frequentaram.
Nota: caso seja solicitado, poderão ser valorizados o currículo académico, científico ou profissional e a prestação do candidato em entrevista.
Núcleos de Estudantes
Os estudantes do Técnico dinamizam autonomamente e proativamente projetos que complementam o seu percurso académico, como os Núcleos de Estudantes, nos quais adquirem competências e mais-valias que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho.