Sobre o Curso

Os Sistemas de Transporte são uma componente central da economia dum país, já que possibilitam a mobilidade de pessoas e mercadorias, permitindo as viagens e transações que sustentam toda a atividade económica e social. Os Mestres em Sistemas de Transportes estudam e concebem redes de transportes, introduzindo sistemas inteligentes, criando e gerindo serviços e atuando na gestão, construção e manutenção de infraestruturas. Objetivando o desempenho eficiente destes sistemas e a inovação tecnológica, os profissionais desta área preocupam-se com todo o ciclo de vida de um sistema de transportes, desde os impactes ambientais a aspetos como tarifação, suporte, procura pelos potenciais utentes e definição de políticas.

Plano Curricular

O Mestrado em Sistemas de Transportes tem a duração de 4 semestres (2 anos), correspondentes a 120 ECTS, e é composto pelas seguintes componentes curriculares:

  • 1º ano (ECTS)

    • 48
    • 12
  • 2º ano (ECTS)

    • 18
    • 12
    • 30

Plano Curricular

  1. Especialidade: Área Principal (69 ECTS)

    O Mestrado em Sistemas de Transportes (Major), no seu tronco comum, aprofunda os conhecimentos em temáticas como Engenharia Ferroviária, Tráfego Rodoviário, Risco e Decisão em Transportes, Mercadorias e Logística, Economia e Financiamento de Sistemas de Transportes, Planeamento de Operações, entre outras.

    Além do tronco comum, é possível escolher uma pequena área de especialização (12 ECTS) das seguintes:

    • Engenharia de Sistemas de Transportes
    • Políticas e Planeamento de Sistemas de Transportes
  2. Opções Livres (21 ECTS)

    Parte do currículo é de opção totalmente livre, significando que poderão ser escolhidas disciplinas não só das áreas dos Transportes, como de qualquer área científica oferecida no Técnico.

    Nesta componente, inclui-se a possibilidade de realização de um Minor, um conjunto de disciplinas de âmbito multidisciplinar correspondente a 18 ECTS. A oferta é transversal para todos os cursos do Técnico.

    Minors

    Poderão ser ainda creditadas atividades extracurriculares, num máximo de 6 ECTS.

  3. Dissertação (30 ECTS)

    A dissertação é o trabalho final do ciclo de estudos, permitindo ao aluno debruçar-se e especializar-se sobre um assunto específico. Poderá ser realizado num dos seguintes âmbitos:

    • Tese Científica
    • Estágio em Empresa
    • Projeto multidisciplinar Capstone

Destinatários

O Mestrado em Sistemas de Transportes destina-se a licenciados em áreas com percursos curriculares em Engenharia, Matemática ou Física, bem como em domínios das Ciências Sociais como Economia, Gestão, Geografia, Sociologia e Políticas Públicas. O curso destina-se também a profissionais do setor e estudantes com o 2.º ciclo noutras áreas que pretendam orientar a sua atividade com uma especialização em Transportes.

O curso é lecionado em português no entanto, caso estejam inscritos alunos internacionais ou em programas de mobilidade, as unidades curriculares serão lecionadas em inglês.

Saídas Profissionais

Os Mestres em Sistemas de Transportes do Técnico atuam no setores ferroviário e rodoviário e estão aptos desenvolver atividades como:

  • Projeto e construção de infraestruturas de transportes;
  • Otimização e operação de redes de transportes;
  • Desenvolvimento e operação de sistemas inteligentes de transportes;
  • Administração pública ou privada de sistemas de transportes;
  • Análise de investimentos;
  • Investigação científica e desenvolvimento;
  • Controlo de qualidade;
  • Comercialização de produtos, equipamentos e processos;
  • Funções de consultoria, liderança, chefia e gestão.

Condições de Acesso

Podem candidatar-se a um 2.º ciclo do Técnico estudantes que:

  • sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2.º ciclo em Arquitetura que pressupõe uma formação de 1.º ciclo em Arquitetura);
  • sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

Os candidatos são seriados segundo os seguintes critérios:

  • Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
  • Natureza do grau que possuem;
  • Sucesso escolar no curso que frequentaram.

Nota: caso seja solicitado, poderão ser valorizados o currículo académico, científico ou profissional e a prestação do candidato em entrevista.

Núcleos de Estudantes

Os alunos do Técnico dinamizam autonomamente e proativamente projetos que complementam o seu percurso académico, como os Núcleos de Estudantes, nos quais adquirem competências e mais-valias que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho.