110 Histórias, 110 Objetos – A câmara anecóica

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 11 de novembro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “A câmara anecóica”.

É uma “sala” única em Portugal e tem mostrado, desde os anos 70, o conceito de silêncio artificial, mostrando a entrada para um mundo não sonoro. A câmara anecóica do Técnico apresenta-se como se as suas paredes (e teto e chão da câmara) fossem acusticamente transparentes, uma vez que não refletem o som e este perde-se. A câmara é uma espécie de paralelepípedo completamente autónomo e isolado do resto do edifício, assente numa rede de molas à base do edifício. Do exterior não entra qualquer som e no interior não há reflexão, nem reverberação. Tem tido um papel fundamental na investigação na área da acústica e promete continuar relevante nas áreas do conforto sonoro e de qualidade acústica.

A história da câmara anecóica no 69.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

• Ouvir episódio: bit.ly/3V0Byyn —  110.tecnico.ulisboa.pt

•  Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  —  apple.co/3hHdxvB