110 Histórias, 110 Objetos – A taça do campeonato de voleibol

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 2 de dezembro de 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “A taça do campeonato de voleibol”.

A história é simples: o Técnico não só foi a primeira grande potência do voleibol em Portugal como foi o berço da introdução da modalidade no território continental do país. Trazida para Lisboa por Augusto Cavaco, açoriano que veio estudar para o Técnico e que liderou a equipa durante muitos anos, a modalidade assistiu a décadas de ouro lideradas por estudantes do Técnico. A equipa da AEIST ganhou os primeiros sete campeonatos nacionais em Portugal e somou um total de 13 campeonatos nas primeiras 21 épocas. Ainda hoje é a segunda equipa com mais títulos em Portugal, tendo conquistado o último campeonato nacional na época de 1967/68. A taça do campeonato de voleibol (de 1948) é um testemunho que serve de abertura para as muitas histórias desse período, que durou entre os finais dos anos 30 até aos anos 70. Da vontade de superação de uma equipa totalmente amadora que pagava os seus próprios duches e deslocações, ao carisma e reconhecimento que os atletas de vólei do Técnico recolhiam na instituição.

A história da taça do campeonato de voleibol no 71.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas

🔗 Ouvir episódio: bit.ly/3AXZD16 | https://110.tecnico.ulisboa.pt/