110 Histórias, 110 Objetos – O 1.º betão armado

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 17 de junho 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico –O 1.º betão armado”.

No Museu de Civil, no Técnico, está um pedaço de um composto com mais de um século e que testemunha a primeira construção em betão armado em Portugal, datada de 1898. Aconteceu na Fábrica de Moagem do Caramulo, em Almada, reconstruída depois de um incêndio no ano anterior. Apenas 20 anos depois o betão armado se tornaria primordial nas construções no país, entre elas o campus do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

No Técnico desde os anos 90, este pedaço de betão armado com cerca de um palmo (constituído por um varão de aço e por cimento da primeira portuguesa) lança a história do 1.º betão armado em Portugal, contada no 51.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3OcYgQw110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB