110 Histórias, 110 Objetos – As serigrafias do Centenário do Técnico

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 29 de abril: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – As serigrafias do Centenário do Técnico.

O Centenário do Técnico, celebrado em 2011, serviu também de pretexto para uma renovação do Pavilhão Central e com ela surgiram duas obras de arte da pintora Ana Vidigal que ainda hoje dão as boas-vindas a quem entra no edifício. As serigrafias do Centenário do Técnico são dois painéis de grandes dimensões, feitas com colagens a partir de recortes de esquadrias de bandas desenhadas dos anos 30, que traduzem a diversidade do Técnico. As histórias em torno desse momento relembram também a exposição “Casa dos Segredos” que criou um labirinto de cacifos no átrio do Pavilhão Central. Era a maior Escola de Engenharia do país a voltar ao espírito renascentista de Alfredo Bensaude e a dialogar com obras de arte.

A história das serigrafias do Centenário do Técnico no 44.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3KjKwBe | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB