110 Histórias, 110 Objetos – ELONICA, prótese visual

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 29 de julho 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “ELONICA, prótese visual”.

No início deste século, investigadores do Técnico / INESC ID integravam um projeto europeu com o ambicioso objetivo de contribuir para restabelecer alguma visão em cegos profundos. A experiência do Técnico, que passava por modelos computacionais e a arquitetura de computadores, tentava ajudar resolver o desafio de adquirir e processar imagens para um dispositivo implantado no cérebro, sem que o mesmo tivesse ligações físicas ao exterior. O projeto contribuiu para os avanços na área, mas deu também origem à ELONICA, um demonstrador interativo de uma prótese visual, que reúne conhecimentos interdisciplinares da área da engenharia eletrónica e que despertou a curiosidade de centenas de jovens ao longo dos últimos anos. Estamos a falar de um cabeça motorizada de um manequim com uns óculos de natação, cinco motores elétricos, baterias de lítio, um painel solar que captura a luz produzida por um sol artificial e um monitor de vídeo que apresenta processamento de imagem de uma retina artificial…

A história da EONICA, prótese visual no 57.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio | Site do Projeto
Ouvir e Subscrever podcast: Spotify | Apple