110 Histórias, 110 Objetos – FeedBot, o braço robótico

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 24 de fevereiro de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – FeedBot, o braço robótico

Em 2017, um grupo de investigadores do Técnico ( Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), integrava um projeto que viria dar origem, dois anos depois, ao FeedBot, um braço robótico com o objetivo de ajudar pessoas com dificuldades motoras na sua refeição. Este robot, inovador em particular nos campos visão e da manipulação, foi desenvolvido por uma equipa que inclui Manuel Marques, um investigador portador de paralisia cerebral. A visão desta equipa é clara: O FeedBot pode ser de enorme utilidade em instituições em que é preciso alimentar 20 ou 30 pessoas mas nunca substituir o potencial de discussão e criação gerado pelo momento do almoço. No Técnico é tão natural que o grupo de colegas de Manuel Marques o ajudem durante a refeição, que foi preciso uma viagem aos Estados Unidos para identificar um problema científico (como ajudar quem não tem possibilidade de se alimentar sozinho?) que a equipa tinha competências para ajudar a resolver.

A história do FeedBot, o braço robótico, no 83.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio | Site oficial
Ouvir e Subscrever podcast: Spotify | Apple