110 Histórias, 110 Objetos – O Autoclave de Charles Lepierre

Podcast

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 31 de dezembro de 2021: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O Autoclave de Charles Lepierre.

O autoclave chegou ao Técnico pela mão de Charles Lepierre, no início do século passado, e apresenta um modelo semelhante aos primeiros que surgiram para salvar vidas no mundo. Num contexto de luta contra a raiva, a vacina apenas foi alcançada após o surgimento do autoclave com a sua capacidade de descontaminar e esterilizar os materiais com que se manipulavam os vários elementos da vacina.
O autoclave do Técnico foi fundamental para os trabalhos de investigação de Charles Lepierre, mas também (muitas décadas depois, já nos anos 80) para o desenvolvimento da área da microbiologia no Técnico, no seu Laboratório de Análises, que se viria a tornar pioneiro em análises das águas para hemodiálises no país mas também de águas de consumo, de piscinas, residuais, entre outras.

A história do Autoclave de Charles Lepierre no 27.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3n5ryFN | 110.tecnico.ulisboa.pt

Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB