110 Histórias, 110 Objetos – O espetrómetro de desvio constante

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 25 de agosto de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O espetrómetro de desvio constante.

O espetrómetro de desvio constante do Técnico é datado de 1919 e teve como principal a análise química de elementos. Com recurso a este instrumento é possível identificar o tipo de luz emitida e os compostos que estão a gerar essa a luz. Ao detetar o espetro, é como se estivéssemos a ler o código de barras do próprio elemento. Ouro, prata, oxigénio, carbono…
Através do espetrómetro ótico, é possível decompor a luz nas suas componentes individuais, com cores que correspondem a diferentes frequências ou comprimentos de onda, do vermelho ao azul. Estes fundamentos foram cruciais, por exemplo, para a investigação na área da astronomia: ajudou a verificar-se que quanto mais distante estava a galáxia, ou a estrela, mais o desvio era para o vermelho, o que significava que ela estava a movimentar-se com uma velocidade maior. Se todos os objetos que nós vemos estão a afastar-se uns dos outros, isto quer dizer que o Universo está em expansão, como se fosse uma explosão. Diferente dos que permitiram chegar a tais conclusões mas semelhante nos fundamentos é o espetómetro que pode ser visto (a funcionar) no Museu Faraday.

A história do espetrómetro de desvio constante no 108.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

🔗 Ouvir episódio  |  Todos os episódios
🔗 Ouvir e subscrever podcast: https://spoti.fi/2RHvFeJ | https://apple.co/3hHdxvB

#110Técnico