110 Histórias, 110 Objetos – “O quenotrão”

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 23 de março de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O quenotrão

O quenotrão pode ser visitado no Museu Faraday, no campus Alameda do Técnico. A sua história confunde-se com a de uns momentos históricos da Escola, registado em 1962: Manuel Alves Marques tornar-se-ia na primeira pessoa a fazer um doutoramento na íntegra no Técnico, na área de Engenharia Eletrotécnica. Estudou as vibrações das moléculas em torno de determinados metais e para isso criou uma instalação para poder aplicar a técnica de difração de raios-x. Na mesma instalação surgia o quenotrão, um retificador de vácuo que era usado para proporcionar alta tensão contínua para o seu funcionamento. Foi usado por estudantes até ao final dos anos 70 e sobreviveu a uma inundação numa cave até poder chegar até 2023 e contar a sua história.

A história do quenotrão no 87.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio | Site oficial
Ouvir e Subscrever podcast: Spotify | Apple