110 Histórias, 110 Objetos – O sextante de Gago Coutinho

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 30 de setembro 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “O sextante de Gago Coutinho”.

A chegada da Sacadura Cabral e Gago Coutinho ao Rio de Janeiro a bordo da aeronave “Santa Cruz” a 17 de junho de 1922, marcou umas das páginas douradas do século XX português. O sucesso dessa viagem foi possível muito graças à visão de Gago Coutinho, que adaptou os sextantes já existentes e criou o “sextante Gago Coutinho”. Adaptado totalmente nas oficinas do Técnico entre 1920 e 1922, o instrumento permitiu conceber um horizonte artificial, possibilitando afinar a orientação através de cálculos inovadoramente rigorosos para a altura. É possível que um ou outro exemplar, construído nas oficinas do Técnico, repouse no fundo do oceano Atlântico desde 1922. Mais certo é podermos apreciar um exemplar do sextante no Museu de Marinha, em Lisboa.

A história do sextante de Gago Coutinho no 62.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

• Ouvir episódio: bit.ly/3ro6UC9  —  110.tecnico.ulisboa.pt

•  Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  —  apple.co/3hHdxvB