110 Histórias, 110 Objetos – O “Solidariedade Estudantil”

Podcast

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 26 de novembro de 2021: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O “Solidariedade Estudantil”

Na manhã de 26 de novembro de 1967, há exatamente 54 anos, a zona da Grande Lisboa acordava com um rasto de lama e destruição, depois de intensas horas de chuva. As Cheias de 1967 perfilavam-se como um dos maiores desastres em Portugal e punham a nu muitas das fragilidades do país. 462 mortos na contagem oficial do regime, que cedo suspendeu a contagem, e pelo menos 700 de acordo com a contabilidade dos historiadores. Como reação à tragédia, os estudantes do Técnico lançaram-se numa memorável campanha de solidariedade e apoio à população da Vala do Carregado. A força estudantil, traduzida num apoio a tarefas como limpeza de casa, distribuição de alimentação, transporte de pessoas que precisavam de assistência médica e até de vacinação, ganhou também expressão na frente da informação. Perante um cenário de grande controlo do regime, o boletim “Solidariedade Estudantil”, distribuído no Técnico com uma tiragem que atingia os 10 000 exemplares e escrito por estudantes que participavam no processo de voluntariado, era dos poucos que escapava à censura do Estado Novo.

A história do impacto do “Solidariedade Estudantil” no 22.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

Saber mais: bit.ly/32zXDOv  |  110.tecnico.ulisboa.pt/

Ouvir e Subscrever o podcast:  spoti.fi/2RHvFeJ  |  apple.co/3hHdxvB