110 Histórias, 110 Objetos – Raposa, busca e salvamento

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 6 de maio: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – Raposa, busca e salvamento.

Criado para ajudar a salvar vidas em contexto de catástrofe, o Raposa é um pequeno robot com cerca de 70 cm de comprimento, 50 cm de largura e não mais que 15 cm de altura, espalmado, com umas rodas dentadas a fazer lembrar um tanque de guerra. Analisa o contexto, sobe e desce escadas, circula entre escombros com autonomia e agilidade, e leva luz e voz às potenciais vítimas de desastres enquanto esperam por socorro. Entre 2003 e 2005 juntou professores e investigadores do Técnico / Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), da empresa IDMind e engenheiros / bombeiros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Da parceria nasceu este poderoso “operacional” capaz de chegar primeiro e fazer o que os humanos não conseguem.

“Raposa, busca e salvamento” no 45.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3kUXAm5 | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB