110 Histórias, 110 Objetos – “Exaltação dos ritmos dominantes das origens”

Podcast

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 17 de dezembro de 2021: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A “Exaltação dos ritmos dominantes das origens”.

A “Exaltação dos ritmos dominantes das origens” é uma escultura de Lagoa Henriques que ocupa, desde 1973, a parede da entrada do edifício do Complexo Interdisciplinar do Técnico, no campus Alameda. Dinâmica e extensa, representa a “passagem do caos para um cosmos” ou um “varrimento energético por manchas muitos informes que nascem do acaso da matéria”, entre outras possibilidades de descrição. Sintetiza a investigação na área da energia nuclear que se fazia no edifício, que na altura integrava o “Laboratório Calouste Gulbenkian de Espectrometria de Massa”. Só a partir de 1995 a escultura e o edifício passam a fazer parte do Técnico, quando acumulavam já muitas histórias. Uma delas nem chegou a acontecer: nunca se registou uma inauguração da obra, nem do edifício outrora carinhosamente designado de “Moulin Rouge” (por ter na altura paredes num tom rosado).

A história da “Exaltação dos ritmos dominantes das origens” do Técnico no 25.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3dUlUBa | 110.tecnico.ulisboa.pt

Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB