110 Histórias, 110 Objetos – A Bilha de Azeite

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 4 de março: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A Bilha de Azeite.

É hoje um dos símbolos do Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico, mas fez um grande caminho no tempo até aqui chegar. A bilha de azeite chegou ao Técnico durante o período da construção do campus da Alameda do Técnico, que durou entre 1929 e 1942, e esteve escondida entre caves e arquivos até ser adotada pelo grupo do Técnico, fundado em 2001. Passou uma vida no Técnico, tendo sido encontrada numa das casas de duas famílias que viveram na cave do edifício central do Técnico durante a construção do campus. Esteve décadas guardada num arquivo morto da instituição e ganhou vida neste século para ajudar o grupo que preserva e divulga as modas, os usos e costumes de antigamente. A história deste grupo de cantares faz-se todas as semanas, com ensaios à segunda-feira e com concertos por todo o país. Parte dela pode ser ouvida no 36.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3ILYR9G  |  110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  |  apple.co/3hHdxvB