4.ª edição do “Annual FuseNet Teacher Training Day” – 2023

Hora: 10h-12h / 13h-16h
Local: Online
Mais informações e inscrições

«O Técnico é o parceiro nacional do “4th European Fusion Teacher Day”, um evento de divulgação sobre fusão nuclear dirigido a professores do Ensino Secundário, que se realizará no dia 6 de outubro de 2023, nos períodos 10h-12h e 13h-16h.

A sessão em português é coordenada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico.

O dia será dividido numa sessão nacional (manhã) e numa sessão internacional (tarde). Na sessão da manhã iremos fazer uma introdução à fusão nuclear na era das alterações climáticas, apresentar a investigação em fusão nuclear efetuada em Portugal e como esta contribui para o programa europeu de fusão. Os participantes terão a oportunidade de colocar questões e discutir com investigadores da área.

Na sessão internacional haverá um “live stream” onde serão apresentados novos materiais educacionais (gratuitos) e haverá palestras de investigadores da comunidade internacional de fusão nuclear, proporcionado uma visão privilegiada de uma das maiores colaborações científicas a nível mundial.

10h00 – 12h00 – Sessão Doméstica
Os desafios e progressos da fusão nuclear (Bruno Soares Gonçalves)
Participação portuguesa no programa de fusão (Bruno Soares Gonçalves)

13h00 – 16h00 – Sessão Internacional