Eventos

Apresentação do Projeto IRIS – Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial no Supremo Tribunal de Justiça

Sala polivalente do Supremo Tribunal de Justiça

Dia 4 de outubro, às 10h00, no edifício do Supremo Tribunal de Justiça.

Data: 4 de outubro de 2023
Hora: 10h00
Local: Sala polivalente do Supremo Tribunal de Justiça (Praça do Comércio, 1149-012 Lisboa – Portugal)

«O Projeto IRIS – Informação, Racionalização, Integração e Sumarização: Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial no Supremo Tribunal de Justiça vai ser apresentado numa sessão que contará com as intervenções do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Conselheiro Henrique Araújo, do Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Conselheiro Luís Azevedo Mendes, e de membros da equipa do projeto de desenvolvimento a cargo do INESC-ID.

No âmbito deste Projeto, foram criadas várias soluções, das quais duas irão ser divulgadas neste evento: uma base de dados de acórdãos jurisprudenciais, que fomentará a transparência e melhorará o acesso na Internet às decisões, e uma ferramenta de anonimização de acórdãos que será disponibilizada a todos os tribunais, através de um protocolo com o Conselho Superior da Magistratura.

O Projeto IRIS é uma iniciativa do Supremo Tribunal de Justiça que está a ser desenvolvida desde 2020 fazendo uso do estado da arte de técnicas de recuperação de informação e de inteligência artificial aplicada ao processamento de texto, e que inclui investigadores e docentes do Técnico e do ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. De entre os membros da equipa presentes nesta sessão, estarão presentes pelo ISCTE-IUL o prof. Ricardo Ribeiro e pelo Técnico os professores Flávio Martins e Daniel Gonçalves, indo ainda intervir o prof. José Borbinha, professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Técnico.

Este projeto tem sido cofinanciado pelo programa Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública, através do COMPETE 2020, enquadrado no Programa Portugal 2020, e pelo Fundo Social Europeu.»