BioMind – Make it in 24h!

Técnico - Campus Alameda

O “BioMind – Make it in 24h!”, que terá lugar nos dias 24 e 25 de fevereiro, é uma competição organizada pelo Núcleo de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico que consiste na resolução de um problema na área da Engenharia Biomédica, proposto pela empresa José de Mello Saúde, por equipas de 4 estudantes de Engenharia Biomédica de todo o país.

Com este evento pretende-se estabelecer uma ligação entre os 100 alunos participantes e as empresas na área da Saúde, e ao mesmo tempo tornar esta competição um desafio com a apresentação de um problema real, contando com a colaboração de pessoas do mundo empresarial.

A Engenharia Biomédica é um curso que vai para além das engenharias tradicionais e aplica todas as Engenharias à área da Saúde. É um curso que surge para dar resposta a uma necessidade do mercado a nível mundial e que só agora começa a ser conhecida em Portugal. Um engenheiro biomédico pode trabalhar em áreas tão diferentes como processamento e aquisição de sinal, programação, inteligência artificial, gestão, mecânica do movimento e engenharia de células e tecidos. Este projeto tem como missão criar pontes entre alunos e empresas, um projeto que começa este ano e que cresça ano após ano com a inclusão de participantes de faculdades a nível Europeu.

O júri será composto por:
Professora Inês Marques, docente do IST;
Eng.º João Leal da José de Mello Saúde;
Dr.ª. Paula Ponce, em representação do banco BPI;
Eng. ª Filipa Fixe, diretora do setor de Healthcare da Glintt;
Eng.º Manuel Tânger, co-fundador da empresa Beta-i;
Dr. º Pedro Bastos, presidente da comissão executiva do Hospital Vila Franca de Xira;
Dr. º Pedro Miranda, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Mais informações.