Celebração dos 20 anos do Programa de Tutorado do Técnico

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 27 de outubro, das 9h às 18h30, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico

Data: 27 de outubro
Hora: Das 9h00 às 18h30
Local: Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda
Mais informações: Site Oficial I Programa I Inscrição e submissão de trabalhos

«Há 20 anos, o Instituto Superior Técnico inovou ao criar o Programa de Tutorado como medida para combater o insucesso académico e facilitar a transição dos estudantes para o Ensino Superior. Desde então, a tutoria tem desempenhado um papel fundamental na promoção da integração e sucesso académico, bem como na prevenção do abandono escolar.

Nesse sentido, torna-se cada vez mais necessário e relevante promover espaços de reflexão e partilha sobre as potencialidades, limitações e boas práticas existentes no âmbito da Tutoria, para que seja possível continuar a criar e adaptar esses programas às necessidades das Instituições de Ensino Superior.

O evento de celebração dos 20 anos do Programa de Tutoria, organizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico, está agendado para o dia 27 de outubro. O objetivo deste evento é proporcionar uma oportunidade de reflexão e intercâmbio institucional entre profissionais de todo o país que reconhecem a importância dos programas de tutoria nas Instituições de Ensino Superior. Será um espaço de partilha de boas práticas e experiências pessoais com a Tutoria. Além disso, teremos uma perspetiva orientada para o futuro, na medida em que pretendemos também refletir sobre como as novas ferramentas de inteligência artificial podem contribuir para potencializar as relações entre tutores e tutorandos.»