Eventos

Cerimónia de atribuição do título de Professor/Investigador Emérito a Gustavo Castelo-Branco, Jorge Romão e Emilio Ribeiro

Técnico - Campus Alameda

• Data: 19 julho 2022, terça-feira
• Horário: 16:00 – 17:30
• Local: Auditório do Centro de Congressos, piso -1 do Pavilhão de Engenharia Civil.

O título de Professor ou Investigador Emérito é conferido pela Universidade de Lisboa (ULisboa) a professores e investigadores aposentados, que tiveram um impacto notável na comunidade académica. O Departamento de Física (DF) do Instituto Superior Técnico tem a honra de homenagear aqueles que contribuíram para que este fosse o principal departamento de física a nível nacional e uma referência internacional.

O título de Professor Emérito será atribuído ao professor Gustavo Castelo-Branco e ao professor Jorge C. Romão, e o título de Investigador Emérito ao doutor José Emilio Fernandes Tavares Ribeiro, em cerimónia a ter lugar no próximo dia 19 de julho, a partir das 16h00, no Centro de Congressos do Técnico.

Programa

• 16:00 – Abertura da Cerimónia pelo Presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço
  • 16:05 – Intervenção do Presidente do Departamento de Física, professor Vitor Cardoso
  • 16:10 – Intervenção do professor João Paulo Silva (Apresentação do professor Gustavo Castelo-Branco)
  • 16:15 – Entrega do Diploma de Professor Emérito da Universidade de Lisboa ao professor Gustavo Castelo-Branco
  • 16:20 – Alocução do professor Gustavo Castelo-Branco: “Física de Partículas em Portugal, o DFIST e a LEFT”.
  • 16:35 – Intervenção do professor João Seixas (Apresentação do investigador Emilio Ribeiro)
  • 16:40 – Entrega do Diploma de Investigador Emérito da Universidade de Lisboa ao doutor Emilio Ribeiro
  • 16:45 – Alocução do investigador Emilio Ribeiro: “Quinze minutos numa tarde de julho”.
  • 17:00 – Intervenção do professor Mário Pimenta (Apresentação do professor Jorge Romão)
  • 17:05 – Entrega do Diploma de Professor Emérito da Universidade de Lisboa ao professor Jorge Romão
  • 17:10 – Alocução do professor Jorge Romão: “Reflexões sobre o meu percurso académico e científico”.
  • 17:25 – Encerramento da Cerimónia pelo Reitor da Universidade de Lisboa, professor Luís Ferreira
  • 17:35 – Sessão de cumprimentos aos Professores e Investigador Eméritos e Porto de Honra

A sessão solene será aberta ao público, mas o número de lugares sentados será limitado.

Breve biografia dos homenageados.

Para mais informações:
fisica@tecnico.ulisboa.pt