Ciência 2020 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

Live & Online

As inscrições para ter acesso a toda a conferência, de entrada livre, estão abertas.

A edição deste ano do Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal (encontro Ciência’20) terá lugar nos dias 3 e 4 de novembro de 2020, e o seu tema será “a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, tornando o nosso país e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais”.

O Encontro Ciência, encontro anual da comunidade científica e tecnológica portuguesa, é promovido pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. Este ano é comissariado pelos professores Helena Canhão (NOVA Medical School; diretora clínica da Patient Innovation) e Pedro Oliveira (Copenhagen Business School; Nova School of Business and Economics; fundador e presidente da Patient Innovation).

São vários os professores e investigadores do Técnico que participam do Encontro, como coorganizadores e/ou oradores de diferentes sessões temáticas, ou através da apresentação de posters.

Numa antevisão desta iniciativa vão ser realizadas 3 sessões de warm up a 14, 21 e 26 de outubro, em Lisboa, Ponte de Sor e Porto, respetivamente, com transmissão em direto via YouTube.

• A 1.ª sessão intitula-se “Recuperar Portugal com mais conhecimento, empregos e transformação digital” e realiza-se no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, dia 14 outubro, 11-13h. Nesta sessão será apresentada a agenda do Encontro Ciência 2020, que contará este ano com a participação especial de dois Prémios Nobel, entre outros reputados cientistas nacionais e estrangeiros convidados. O professor Rodrigo Rodrigues (IST/INESC-ID; Diretor Nacional do Programa Carnegie Mellon – CMU Portugal) integra este painel. (Vídeo da sessão.)
  • A 2.ª sessão intitula-se “Planeta Digital: novas oportunidades, empregos e negócios associados à observação da Terra para a ação climática” e terá lugar no dia 21 de outubro, 11-13h, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr. Conta com a participação, via videoconferência, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
  • A 3.ª sessão realizar-se-á a 26 de outubro, 11-13h, no Pavilhão do Conhecimento (Lisboa) e transmissão online (página web do Encontro Ciência). “Recuperar Portugal com mais Ciência” será o tema desta sessão de warm up. (Vídeo da sessão.)

As inscrições para ter acesso a toda a conferência, de entrada livre, estão abertas. A participação presencial é limitada.