Comemoração dos 31 anos do LIP

IST Alameda & 3I's (Lisboa)

No âmbito da comemoração dos 31 anos do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), ao qual o Técnico está associado, decorrerá às 10:00, no Técnico campus Alameda, a inauguração da 1ª Sala de Controlo Remoto das Experiências CMS e Auger em Portugal (idêntica às do LHC-CERN, na Suiça e do Observatório Pierre Auger, na Argentina), e às 12:00 a inauguração das novas instalações desta unidade de investigação no Edifício do Instituto para a Investigação Interdisciplinar (3I’s) da ULisboa.

A partir das 17:00 o Professor Alessandro De Angelis (da Universidade de Pádua, e Professor convidado do Departamento de Física do Técnico) e o Professor Paris Sphicas (CERN) irão discutir «The opportunities and challenges for particle and astroparticle physics in the next decade».

Alessandro De Angelis is a high energy physicist and astrophysicist. He is presently director of research at INFN Padua and chairman of the collaboration board of the MAGIC gamma-ray telescope. Paris Sphicas is a senior CERN staff physicist and professor at the University of Athens, Greece. Member of the CMS experiment since 1994, he has been deputy spokesperson and physics coordinator of the Collaboration. He has been active in searches for Supersymmetry.

Programa completo