De 1 a 8 de setembro de 2019 decorrerá a EURO PhD Summer School “Operational Research for Value-based Health Care” que pretende ser um fórum único para estudantes de doutoramento e jovens investigadores que trabalham em investigação operacional em saúde se familiarizarem com vários tópicos – desde técnicas clássicas como a simulação e a programação matemática a instrumentos de medição de valor e para envolvimento de decisores em contextos de saúde – que são relevantes para dar resposta aos desafios reais do sector e para desenvolver métodos, conhecimento e ferramentas de gestão alinhadas com a prestação os cuidados baseados em valor.
Esta Escola de Verão é uma iniciativa conjunta e colaborativa entre o Instituto Superior Técnico (IST, Portugal), a Universidade Pública de Navarra (UPNA, Espanha), a Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), a Sociedad de Estadística e Investigación Operativa (SEIO, Espanha), o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e o Complejo Hospitalario de Navarra (CHN). É patrocinada pela Associação Europeia das Sociedades de Investigação Operacional (EURO) e pelo EURO working group on Health Services (EWG ORAHS), e beneficia de apoio financeiro da Janssen-CILAG (apoio ouro) e NOVARTIS (prata).
A Escola conta com 32 alunos e investigadores de 20 países, assim como conta com a participação de especialistas portugueses e internacionais, do mundo académico e profissional, estando a sua organização a cargo de investigadores do IST, UPNA e FEUP: Mónica Oliveira (IST) e Fermin Mallor (UPNA) lideram a organização, que integra também Ana Vieira, Inês Marques e Marta Salgado do IST e Mário Amorim Lopes (FEUP). A Comissão Científica é coordenada pela professora Sally Brailsford (SotonBusiness).
O seu programa científico encontra-se organizado nos seguintes temas lecionados pelos especialistas de vários países:
• “From modern health care challenges to OR methods and approaches” (professora Sally Brailsford, Inglaterra),
• “What is and how to measure value in health? How to model stakeholders and decision-makers views for OR modelling?” (professor Carlos Bana e Costa, Portugal – IST/CEG),
• “How to use simulation to produce key information for health decision-making?” (professor Erwin Hans, Holanda),
• “How to achieve decision-makers objectives through mathematical programming?” (professor Alec Morton, Escócia) e
• “How to properly combine methods to solve real health care challenges and promote value based health care?” (professor Martin Utley, Inglaterra).
Pretende-se que estes temas sejam percecionados como desafios para aprendizagem, com apresentação e discussão de metodologias robustas acoplada a uma forte componente prática. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupo em torno de dois desafios reais colocados por organizações de saúde e de contactar com atores chave em saúde ao longo do trabalho. A avaliação dos trabalhos estará a cargo do professor Roberto Aringhieri (Itália).
Para mais informações:
E-mail orvalueinhealth@tecnico.ulisboa.pt