O zero é um número par ou ímpar?
Este será o ponto de partida para uma conversa com a professora Ana Moura Santos, do Departamento de Matemática e investigadora do Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações do Técnico, para a qual convidamos crianças (e outras pessoas curiosas) a participar. Iremos entrar pelo mundo da matemática com a resposta a esta pergunta, à qual podem acrescentar as vossas para serem respondidas ao vivo.
Envie-nos a sua pergunta – ou a dos seus filhos – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.
Biografia Ana Moura Santos
Licenciada em Física-Matemática na Universidade de Moscovo, é mestre (1995) e doutora (1999) em Matemática Aplicada pelo Técnico, onde começou a lecionar em 1987 – primeiro no Departamento de Física e, desde 1993, no Departamento de Matemática. Desenvolve investigação na área da Teoria de Operadores e Análise Funcional com aplicações a Física-Matemática, e também tem desenvolvido trabalho em questões de ordem pedagógica, nomeadamente em projetos de e-learning na área da Matemática. Passa a maior parte do seu tempo livre em atividades relacionadas com dança, praticando atualmente sevilhanas e flamenco e participando em projetos de dança com tecnologia.
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.
As conversas decorrem aos sábados às 11h, com periodicidade quinzenal, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever. Podem ser enviadas perguntas previamente por e-mail (indicando nome e idade, por escrito ou em áudio, para explicame@tecnico.ulisboa.pt) ou fazê-las em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook.
Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”
6 de junho, 11h
O zero é um número par ou ímpar? | Vídeo – Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações Técnico CEAFEL
Próxima conversa
20 de junho, 11h
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas LIP
Edições anteriores
23 de maio, 11h
E se eu quiser fazer um robot? | Vídeo – Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico ISR Lisboa
Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)