Exposição de Fotografia “Travessias”

Átrio do Pavilhão de Engenharia Civil, Campus Alameda

De 29 de maio a 2 de junho, no Campus Alameda

Data: De 29 de maio a 2 de junho
Local: Átrio do Pavilhão de Engenharia Civil, Campus Alameda

«Travessia:
1. acto ou efeito de atravessar
2. passagem através de uma grande extensão de terra ou mar
3. vento contrário à navegação
4. figurado desvio da linha moral

Travessias. Eu atravesso, tu atravessas, todos atravessamos. A vida é uma travessia feita de travessias.
Favorável ou desfavorável, agradável ou desagradável, memorável ou imemorável, uma travessia será sempre uma travessia. Um momento na vida, uma viagem, uma pessoa, um lugar, uma aventura. As travessias fazem as pessoas e as pessoas fazem as travessias. Engraçado, certo?

A Lounge IST, em parceria com o Núcleo de Arte Fotográfica (NAF), tem o prazer de apresentar a exposição de fotografia “Travessias”. Esta exposição única no Instituto Superior Técnico reúne uma variedade de trabalhos fotográficos, tanto analógicos como digitais, realizados pelos colaboradores do NAF e pelas seis melhores participações do concurso de fotografia “Travessias”.

A Lounge IST é uma Secção Autónoma da AEIST que nasceu da vontade de promover e cultivar a cultura e o lazer dentro do meio académico. Com uma equipa constituída por membros do Técnico, todas as nossas atividades e eventos são abertas a qualquer pessoa. Pretendemos cultivar todo e qualquer interesse que saia fora da temática das engenharias, oferecendo também uma plataforma de desenvolvimento e descolagem desses talentos e paixões.

Por outro lado, o Núcleo de Arte Fotográfica é a secção autónoma mais antiga da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, transportando um passado superior a sete décadas e sendo hoje uma instituição incontornável na História do IST. A Fotografia como arte, forma de expressão visual e de intervenção social é uma área de interesse artístico e técnico que cativa muitos. Como simples passatempo ou forma de estar na vida, fotografar foi – e é – o denominador comum que une os jovens alunos do IST em torno de uma estrutura que lhes permite a partilha de experiências e conhecimentos desta Arte. A estes, juntam-se também professores, alunos de outros Institutos e Faculdades, alunos do Ensino Secundário e demais Lisboetas que encontraram neste Núcleo o lugar para conhecer ou revisitar a Arte Fotográfica na sua essência e reconstruir memórias através dos disparos da máquina fotográfica. Assim tem sido desde a década de 50 e continua a ser neste novo século XXI.

O conceito desta exposição surgiu da colaboração entre a Lounge e o NAF, resultando na criação de um espaço onde fosse possível capturar a essência das travessias em todas as suas formas. Ao explorar o amplo espectro de interpretações da palavra “travessias”, os fotógrafos participantes convidam-nos a refletir sobre os movimentos e as mudanças que ocorrem ao atravessar diferentes caminhos. Cada imagem captura um instante único de algo que remete ao movimento, transmitindo a sensação dinâmica das travessias em todas as suas formas.

Convidam-se todos os visitantes a desfrutar desta experiência visual e embarcar nas travessias capturadas pelas lentes dos fotógrafos participantes.»