IMD 2018 – Dia Internacional do Microrganismo

Técnico - Campus Alameda

A 2.ª edição do Dia Internacional do Microrganismo (IMD 2018) decorrerá no dia 17 de setembro

A 2.ª edição do Dia Internacional do Microrganismo (IMD 2018) decorrerá no dia 17 de setembro por toda a Europa, focado em dois tópicos principais: “Os micróbios e o fascínio pelo invisível” e “Os Microrganismos, a Bioeconomia e o Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo deste dia é divulgar e promover a Microbiologia como área de atividade , profissional e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha nas nossa saúde, ambiente e qualidade de vida, bem como as suas potencialidades biotecnológicas.

As atividades portuguesas no IMD 2018 são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), em colaboração com a Agência Ciência Viva, a Ordem dos Biólogos, a Sociedade Portuguesa de Ecologia e com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO (CNU). Este ano contamos ainda com a colaboração da Rede Nacional de Recursos Microbiológicos e a Sociedade Espanhola de Microbiologia.

As atividades portuguesas no IMD 2018 estão articuladas com diversas actividades organizadas no país e pela Europa, promovidas por várias Sociedades de Microbiologia associadas à FEMS (Federation of the European Microbiology Societies), que, com a European Culture Collection Organization (ECCO) e a International Society for Microbial Ecology (ISME), patrocina o evento.

As atividades realizadas no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (ULisboa), contam com o apoio do Departamento de Bioengenharia (DBE), do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), e do Núcleo de Engenharia Biológica (NEB), do Núcleo de Engenharia Biomédica e do Clube de Cervejeiros do Técnico, assim como com várias unidades académicas e de investigação de todo o país.

A sessão de abertura terá início às 9h30 no Salão Nobre (1.º andar do Pavilhão Central).

Programa IST – Salão Nobre – Todo o programa do Salão Nobre será transmitido em direto.

Programa IST – Formação em Microbiologia e Biotecnologia para professores do ensino secundário, em colaboração com a Ordem dos Biólogos.

Programa IST- Exposições no átrio do Pavihão Central e Jardim Norte.

A entrada é livre na maioria das atividades.

Para mais informações.