O Dia Internacional do Microorganismo no Técnico

Técnico - Campus Alameda

O Dia Internacional do Microrganismo (IMD 2019) será celebrado no Técnico já no dia 17 de setembro.

As comemorações desta 3.ª edição ocorrerão, de forma articulada, em vários pontos do País, da Europa e resto do mundo porque, como disse Louis Pasteur, um dos fundadores da microbiologia moderna, “O papel dos infinitamente pequenos na natureza é infinitamente grande”.

O objetivo deste dia é divulgar e promover a Microbiologia como vasta área de atividade profissional e de carreira e consciencializar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que uma multidão invisível de seres vivos muito diversos desempenha nas Ciências da Vida, na nossa saúde, no ambiente e desenvolvimento sustentável, na qualidade de vida, bem como sobre as suas potencialidades como fábricas celulares, eficientes e versáteis, em Biotecnologia.

O Dia Internacional do Microrganismo é promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), em parceria com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Ordem dos Biólogos (OBio) e a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), com o alto patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO (CNU). A FEMS (Federation of the European Microbiology Societies) apoia internacionalmente o Dia através das sua vasta rede de profissionais da Microbiologia. O dia 17 de Setembro marca a data do lançamento das bases da Microbiologia ao ser alcançada a vida microscópica. É o dia em que o holandês Anton van Leeuwenhoek – um comerciante sem fortuna ou graus académicos – em 1683, enviou uma carta à ‘Royal Society of London’, na qual relata a primeira observação que fez de um microrganismo.

As atividades do Instituto Superior Técnico contam com o apoio do Departamento de Bioengenharia (DBE) e do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB). A estas associam-se colegas de outras Escolas da Universidade de Lisboa.

O Programa do Técnico inclui:
• Exposições e visitas guiadas – nos Jardins junto ao Pavilhão de Química;
• Palestras sobre o papel dos microrganismos nas nossas vidas;
• Formação em Microbiologia para professores do ensino secundário, em colaboração com a Ordem dos Biólogos.

No próximo dia 17 de setembro, venha celebrar connosco.

Siga o IMD (International Microorganism Day) nas redes sociais.

Contribua publicando materiais relativos ao dia com a hashtag #internationalmicroorganismday.