IST Distinguished Lecture – Dr. Wei Li

Dia 25 de outubro, às 14h30, na Torre Norte, Campus Alameda

Data: 25 de outubro
Hora:14h30
Local: Sala EA1, Piso 0, Torre Norte, Campus Alameda (entrada livre)

«O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e o Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior Técnico, anunciam a IST Distinguished Lecture “Desbloqueando a IA generativa com HW ubíquo e software aberto”, apresentada pelo Dr. Wei Li, no próximo dia 25 de outubro.

As tecnologias de IA generativa, como o ChatGPT, aceleraram substancialmente o nosso percurso de décadas para uma realidade de “IA em todo o lado”. Embora haja muitas discussões sobre se estes modelos de IA irão substituir ou complementar o engenho humano para profissionais que vão desde programadores a artistas, o valor social de desbloquear estas tecnologias críticas não pode ser exagerado. Embora a explosão em tamanho e complexidade dos modelos e a sua voracidade por dados e computação se prestem naturalmente a tornar a IA generativa no domínio de algumas empresas pioneiras, as decisões iniciais de design que realçam a utilização de hardware ubíquo e software aberto são fundamentais para garantir um maior acesso no futuro.

Dr. Wei Li é Vice-Presidente e Diretor-Geral do Software de Engenharia de Inteligência Artificial da Intel, obteve o seu doutoramento em Ciências Informáticas na Universidade de Cornell e é orador frequente nas principais conferências académicas e da indústria. Dr. Li tem tido uma paixão por tornar as coisas mais rápidas ao longo da sua carreira em Supercomputação, transformação de Centros de Dados e, mais recentemente, IA. Lidera uma equipa de “mágicos” de engenharia que trabalham para tornar a IA uma realidade em todo o lado e para todos, criando sistemas de IA abertos, eficientes e sustentáveis com uma governação responsável.»