IST Distinguished Lecture por Carla Gomes

Técnico - Campus Alameda

No próximo dia 9 junho, pelas 14h, realiza-se a sétima sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture, “Computational Sustainability: Computing for a Better World”, apresentada pela Prof.ª Carla Gomes (Cornell University), e organizada pelo INESC-ID Lisboa.

A sustentabilidade computacional é um novo campo de investigação interdisciplinar que tem como objetivo geral desenvolver modelos, métodos e ferramentas computacionais para ajudar a gerir o equilíbrio entre as necessidades ambientais, económicas e sociais para um futuro sustentável. Nesta palestra será apresentada uma visão geral da sustentabilidade computacional, com exemplos que vão desde a conservação da vida selvagem e a biodiversidade, até à mitigação da pobreza e descoberta de materiais de energia renovável. Também serão destacados temas e desafios computacionais transversais em Inteligência Artificial para solucionar problemas de sustentabilidade.

Carla Gomes é professora de Ciências da Computação e diretora do Institute for Computational Sustainability da Cornell University. Gomes obteve um Ph.D em informática na área de inteligência artificial e investigação operacional da University of Edinburgh e um mestrado na Universidade de Lisboa. A sua área de investigação é Inteligência Artificial com foco em raciocínio com restrições em larga escala, otimização e aprendizagem automática. Recentemente, Gomes alargou a sua investigação no novo campo da Sustentabilidade Computacional. De 2007 a 2013, Gomes liderou uma Expedição-em-Computação da NSF em Sustentabilidade Computacional que focou o novo campo da Sustentabilidade Computacional. Gomes é atualmente a investigadora responsável líder de uma nova Expedição-em-Computação da NSF que estabeleceu a CompSustNet, uma rede de investigação nacional e internacional de grande escala, para expandir ainda mais o campo da Sustentabilidade Computacional. Gomes é membro da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (AAAI) e membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

Local: Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar.

Mais informações.