Jornadas Científicas da Universidade de Lisboa

Dia 27 de junho, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

Data: 27 de junho
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa

«A Universidade de Lisboa (ULisboa) promove as Jornadas Científicas 2023 sob o tema “Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível” que têm lugar no dia 27 de junho, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

A Ciência Aberta representa uma abordagem à ciência que é colaborativa, transparente e acessível, facilitando a partilha e a comunicação de processos e resultados. Há uma ampla gama de atividades na Ciência Aberta, incluindo a publicação em acesso aberto, os dados abertos e a revisão por pares aberta. Também inclui, no entanto, a inovação aberta e a ciência cidadã, ou mais amplamente, o envolvimento de stakeholders, onde empresas e outros parceiros, incluindo cidadãos, participam diretamente da investigação.

O programa da segunda edição das Jornadas Científicas da ULisboa conta com palestrantes convidados e sessões dedicadas aos temas do “Acesso aberto, dados e infraestruturas”, “Inovação aberta e interdisciplinaridade” e “Ciência cidadã” e tem como objetivo sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de docentes e investigadores, gestores de ciência, estudantes e público em geral.

Entrada livre, sujeita a inscrição.

O prazo para submissão de posters foi alargado até ao dia 21 de junho.

As Jornadas Científicas 2023 da ULisboa têm, no fecho do seu programa, a Cerimónia de entrega dos prémios da Competição Universitária 3 Minutos de Tese.