Mini-workshop conjunto IPFN-CeFEMA em “Strong Field Physics: dos lasers à QCD”

Técnico - Campus Alameda

Experiências a realizar proximamente atingirão campos eletromagnéticos ultra intensos capazes de atingir o limite de Schwinger. Esta extraordinária oportunidade abre um novo campo para a exploração da eletrodinâmica quântica (QED), em regimes em que efeitos associados a “strong fields” podem ter um papel importante.

Com o objetivo de explorar as possíveis ligações entre esses regimes e outras bem conhecidas teorias de campo, como QCD, o IPFN e CeFEMA, promovem, no dia 25 de junho, pelas 14h25, o mini-workshop “Strong Field Physics: dos lasers à QCD”.

14h25 – Abertura
14h30 – Desafios nas teorias abelianas de campo forte, Sebastien Meuren, Universidade de Princeton
15h15 – Efeitos de campo forte QED no laboratório, Thomas Grismayer, IPFN
15h45 – Coffee break
16h0 – Lições aprendidas com a QCD, Emílio Ribeiro, CeFEMA & DF
16h45 – Discussão aberta
17h30 –  Encerramento
Local: Anfiteatro Abreu Faro, Complexo Interdisciplinar.

Inscrições.

As apresentações serão dirigidas ao público em geral, e os alunos interessados nestes temas são bem-vindos.

Mais informações.