Minicurso GoLP – Nuno Loureiro (MIT)

Técnico - Campus Alameda

Realizar-se-á no período de 18 a 20 de julho, das 10h30 às 12h00, o minicursoAn introduction to turbulence in magnetized plasmas” que será ministrado pelo professor Nuno Loureiro (professor do Massachusetts Institute of Technology, MIT, alumnus do Técnico).

Este minicurso visa introduzir noções básicas de turbulência em plasmas magnetizados para um público não especializado. Nenhum conhecimento prévio significativo de física de plasmas ou dinâmica de fluidos é assumido. O curso introduzirá os fundamentos do modelo de turbulência de Kolmogorov em fluidos neutros, seguido da sua extensão à magnetohidrodinâmica, incluindo a teoria de Goldreich-Sridhar (GS95) e desenvolvimentos posteriores. Estes últimos aspectos requerem noções básicas de reconexão magnética, que serão brevemente abordadas. A extensão dessas teorias para plasmas compostos de eletrões e positrões (plasmas de pares) também será discutida.

Parcialmente apoiado pelo European Research Council e pela National Science Foundation.

Local: Sala de Reuniões do Departamento de Física, Pavilhão de Física.

Por favor, registe-se aqui.

Mais informações.