Eventos

Palestra “Electron Devices Distinguished Lecture: Signal Integrity and the Emerging Challenges of High-Speed Nanoscale Interconnects”

Torre Norte, Campus Alameda

Dia 12 de maio, às 15h, no Campus Alameda

Data: 12 de maio
Local: Sala LT2, 4º Piso, Torre Norte, Campus Alameda

«O Instituto de Telecomunicações anuncia a palestra “Electron Devices Distinguished Lecture: Signal Integrity and the Emerging Challenges of High-Speed Nanoscale Interconnects”, apresentada pelo Prof. Ramachandra Achar.

Com as demandas crescentes por velocidades de sinal mais altas, juntamente com a necessidade de diminuir os tamanhos dos recursos, os efeitos da integridade do sinal, como o atraso, distorção, reflexões, diafonia, e interferência eletromagnética, tornaram-se os fatores dominantes que limitam o desempenho dos sistemas de alta velocidade. Esses efeitos podem ser diversos e impactar seriamente o desempenho do projeto em todos os níveis hierárquicos, incluindo circuitos integrados, placas de circuito impresso, módulos multichip e backplanes. Se não forem considerados durante o estágio de projeto, os efeitos da integridade do sinal podem causar falhas. Como iterações extras no ciclo de projeto são caras, a previsão precisa desses efeitos é uma necessidade em projetos de alta velocidade. Consequentemente, preservar a integridade do sinal tornou-se uma das tarefas mais desafiadoras enfrentadas pelos designers de circuitos e sistemas eletrónicos multifuncionais e miniaturizados modernos. Esta palestra fornece uma abordagem abrangente para entender o problema multidisciplinar da integridade do sinal: questões/modelagem/análise em projetos de alta velocidade.

Ramachandra Achar é professor do Departamento de Engenharia Eletrónica da Carleton University, Ottawa, Ontário. Antes de ingressar na Carleton University (2000), ocupou vários cargos em importantes laboratórios de pesquisa, incluindo T. J. Watson Research Center, IBM, Nova York (1995), Larsen and Toubro Engineers Ltd., Mysore (1992), Central Electronics Engineering Research Institute, Pilani, Índia (1992) e Instituto Indiano de Ciência, Bangalore, Índia (1990).

Evento gratuito»