Eventos

Post-Internet Cities – Conferência Internacional

MAAT

No contexto da exposição Utopia/Distopia, organizada pelo MAAT, terá lugar no dia 26 de maio a conferência internacional “Post-Internet Cities”. Esta conferência pretende promover uma reflexão crítica sobre o modo como as tecnologias digitais têm afetado a conceptualização e a vida das cidades. Como podem a arte e a arquitetura responder a esta condição incerta e instável?

Falar sobre o presente e o futuro das cidades implica, desde logo, discutir o que significa hoje espaço urbano. Para além de terem motivado evidentes mudanças nas práticas quotidianas, as tecnologias da comunicação transformaram radicalmente o modo como as cidades são reconhecidas, apropriadas e (re)desenhadas. A globalização da Internet e, mais recentemente, o fenómeno das redes sociais, reconfiguraram o espaço urbano, desdobrando-o em múltiplos territórios que coexistem e se confundem, numa crescente ambiguidade entre os domínios público e privado, real e virtual.

Num cenário de constante hibridização e conectividade, as distâncias físicas diluíram-se, dando lugar a cidades ubíquas e paralelas, cartografadas por sistemas interativos e colaborativos. Este processo explica que os principais movimentos de contestação política da última década tenham começado por surgir online, para só depois ocuparem locais simbólicos das cidades. Mas estarão estas novas dinâmicas socioculturais a colocar em causa o papel do espaço público construído? Até que ponto deve a cidade ser entendida como uma sobreposição entre a realidade material e um imaginário coletivamente reinventado nas redes?

 

Oradores convidados:

Hani Rashid
Marisa Olson
Salvatore Iaconesi & Oriana Persico
Carlo Ratti

Coordenação:

Pedro Gadanho
Helena Barranha

Mais informação, programa e inscrições em: www.postinternetcities.weebly.com