Arte, Museus e Culturas Digitais – Conferência Internacional (2021)

Inscrições: até 16 de abril 2021.

Num tempo em que se aprofunda e amplia o questionamento acerca do impacto das tecnologias da informação, a Conferência Internacional sobre “Arte, Museus e Culturas Digitais” pretende constituir um espaço de debate sobre questões e projetos atuais, numa área de cruzamento entre as práticas artísticas e a esfera institucional, com particular foco nos museus de arte. Como estão os museus, os curadores e os próprios artistas a responder às oportunidades, mas também aos riscos, da chamada “transformação digital”?

Terá lugar nos dias 22 e 23 de abril 2021, online.

O programa de dois dias incluirá sessões plenárias com keynote speakers, assim como sessões temáticas que contarão com a participação de outros oradores convidados e de autores selecionados. No final de cada sessão haverá um debate aberto à participação do público.

Esta conferência resulta da colaboração entre o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, no âmbito do Cluster “Arte, Museus e Culturas Digitais”.

O Técnico é uma instituição parceira do evento. A professora Helena Barranha (IST/DECivil; IHA) é cocoordenadora da organização da conferência. A professora Ana Tomé (IST/DECivil; CEris) e o professor João Nuno de Oliveira e Silva (IST/DEEC; INESC-ID) integram o comité científico da mesma.

Mais informações e inscrições (até 16 de abril).