Quantum for Plasmas & Plasmas for Quantum (Online) – Ricardo Fonseca

Zoom videoconferência

"Plasma simulations on classical computers" - 16h30 - com inscrição prévia.

Um relatório recente do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (DOE), intitulado “Quantum for Fusion, Fusion for Quantum”, destacou diversas oportunidades para descobertas científicas e avanços tecnológicos na interface entre as áreas de computação e tecnologias quânticas e física dos plasmas e fusão nuclear.

Com o objetivo de promover o diálogo e a interação interdisciplinar entre investigadores que trabalham nestas duas áreas, o Grupo de Lasers e Plasmas (GoLP) do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), e o Grupo de Física da Informação e Tecnologias Quânticas (Phys-Info) do Instituto de Telecomunicações (IT) vão organizar uma série de discussões mensais sobre “Quantum for Plasmas & Plasmas for Quantum (<qp|pq>)”.

Todos são convidados a participar. Cada sessão incluirá uma apresentação sumário ou de revisão de 30 minutos seguida de uma discussão de 30 minutos. As sessões de discussão ocorrerão uma vez por mês, de março a junho de 2020, e serão organizadas pelos professores do Técnico – Yasser Omar (DM/IST & Phys-Info/IT) & Luís Oliveira e Silva (DF/IST & GoLP/IPFN).

Calendarização:

27 de março de 2020 – 14h   |   via Zoom meeting
Nuno F. Loureiro, MIT
The DOE Report: a personal vision

30 de abril de 2020 – 18h  |  via Zoom meeting
Yasser Omar, IST
A brief introduction to Quantum Computation and Quantum Simulation

29 de maio de 2020 – 16h30   | via Zoom meeting
Ricardo Fonseca, ISCTE-IUL & GoLP/IPFN/IST
Plasma simulations on classical computers

2 de junho de 2020 – tba  |  via Zoom meeting
Duarte Magano, IST & IT
Introduction to Quantum Algorithms
Formulário de Inscrição. (tba)

Nota: URL/join link do Zoom será enviado no próprio dia por e-mail aos interessados inscritos.

Mais informações.