Quantum for Plasmas & Plasmas for Quantum – Marija Vranic

Zoom videoconferência

"Plasma physics behind the first works on quantum algorithms applied in plasmas" - 13h30 (com inscrição)

Um relatório recente do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (DOE), intitulado “Quantum for Fusion, Fusion for Quantum”, destacou diversas oportunidades para descobertas científicas e avanços tecnológicos na interface entre as áreas de computação e tecnologias quânticas e física dos plasmas e fusão nuclear.

Com o objetivo de promover o diálogo e a interação interdisciplinar entre investigadores que trabalham nestas duas áreas, o Grupo de Lasers e Plasmas (GoLP) do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), e o Grupo de Física da Informação e Tecnologias Quânticas (Phys-Info) do Instituto de Telecomunicações (IT) vão organizar uma série de discussões mensais sobre “Quantum for Plasmas & Plasmas for Quantum (<qp|pq>)”.

Todos são convidados a participar, com inscrição necessária. Cada sessão incluirá uma apresentação sumário ou de revisão de 30 minutos seguida de uma discussão de 30 minutos. As sessões de discussão ocorrerão uma vez por mês e são organizadas pelos professores do Técnico – Yasser Omar (DM/IST & Phys-Info/IT) & Luís Oliveira e Silva (DF/IST & GoLP/IPFN).

Calendarização

• Edição outono 2020

• 18 de Dezembro, 13h30
Ilya Dodin, Princeton University
On applications of quantum computing to plasma simulations

27 de novembro – 13h30  |  via Zoom
Marija Vranic, GoLP/IPFN/IST
Plasma physics behind the first works on quantum algorithms applied in plasmas
Formulário de Inscrição.

30 de outubro – 13h30   |   via Zoom
Delbert Murphy, Microsoft
A Full-Stack Approach to Quantum Computing

• Seminários anteriores – edição primavera 2020:

27 de março de 2020 – 14h   |   via Zoom meeting
Nuno F. Loureiro, MIT
The DOE Report: a personal vision

30 de abril de 2020 – 18h  |  via Zoom meeting
Yasser Omar, IST
A brief introduction to Quantum Computation and Quantum Simulation

• 29 de maio de 2020 – 16h30   | via Zoom meeting
Ricardo Fonseca, ISCTE-IUL & GoLP/IPFN/IST
Plasma simulations on classical computers

• 26 de junho de 2020 – 16h30  |  via Zoom meeting
Duarte Magano, IST & IT
Introduction to Quantum Algorithms

Nota: URL/join link do Zoom será enviado no próprio dia por e-mail aos interessados inscritos.

Mais informações.