Eventos

Semana C&T 2021 – Palestra “A pegada hidrológica! Educar através da experimentação.”

Online (via Zoom)

“A pegada hidrológica! Educar através da experimentação.” 14h (mediante inscrição).

O Serviço Educativo dos Museus do Técnico irá participar na Semana da Ciência e da Tecnologia 2021, através de uma palestra proferida pela Investigadora Carla Rocha (IST/CERENA e C2TN).

A Semana C&T pretende dar a conhecer os cientistas portugueses, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade. A nível nacional são dinamizadas centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência. Este ano assinala-se também os 25 anos da criação, em 1996, do Dia Nacional da Cultura Científica celebrado a 24 de novembro, por iniciativa do então Ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

• 24 de novembro de 2021, quarta-feira, 14h – Online (via Zoom)*

• Oradora: Carla Rocha (Geóloga pela Universidade de Coimbra, BSc/MSc; Doutoranda em Georrecursos na Universidade de Lisboa/Técnico).

• Título: “A pegada hidrológica! Educar através da experimentação.

• Resumo
Sensibilizar e dar a conhecer através da história analítica das águas, a diversidade aquífera da Península Ibérica. Conhecer a história analítica hidrológica e a importância da botânica no reconhecimento das diferentes propriedades químicas das águas (séc. XVII a XIX). Experimentar, reagir, observar, cheirar, visualizar as reações químicas proporcionadas pelas plantas e a química da água.

*A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do e-mail servicoeducativomuseus@tecnico.ulisboa.pt. Na resposta com a confirmação da inscrição, será enviado o link para entrar na sessão Zoom.

Público-alvo
Estudantes do ensino básico (1.º, 2.º 3.º ciclos), estudantes do ensino secundário, estudantes universitários, público em geral.

Programa.

#semanacienciatecnologia  #2021  #culturacientífica