Seminário CEG-IST – Rafael Caballero Fernández

Técnico - Campus Alameda

No âmbito do Ciclo de Seminários do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST), anuncia-se o próximo seminário intitulado “Aspetos Sociais e Ambientais: abordagens multicritério” com o professor Rafael Caballero Fernández (Universidade de Málaga, UMA).

O seminário terá lugar no próximo dia 28 de novembro, quarta-feira, das 11h00 às 12h00, no anfiteatro PA1 (Pavilhão de Matemática, piso -1).

Resumo:
«Nos processos reais de tomada de decisão na esfera da economia é cada vez mais comum que se considerem os critérios sociais e ambientais, para além dos tradicionais critérios económicos. Consequentemente, é natural que se utilizem técnicas de tomada de decisão multicritério.
O nosso grupo estuda certos problemas de natureza diversa, mas que são de especial importância para a sociedade. Especificamente, estudamos a formulação de dietas saudáveis e sustentáveis, a avaliação de destinos turísticos de acordo com a sua sustentabilidade e competitividade, a avaliação do desempenho das universidades espanholas e o tratamento de resíduos numa tripla vertente: a eficiência das estações de tratamento de efluentes (ETARs), a eficiência na recolha seletiva de resíduos e a programação das rotas de recolha de resíduos sólidos urbanos.
Assim, a parte metodológica do nosso grupo é dedicada ao estudo da aplicação de técnicas multicritério (especificamente a Programação por Objetivos e o Método de Pontos de Referência) à conceção de indicadores sintéticos, que permitem avaliar o estado de um sistema a partir de um conjunto pré-definido de indicadores; a adaptação da técnica Data Envelopment Analysis (DEA) ao estudo da eficiência nos estudos de casos; o desenho de meta-heurísticas específicas para determinados problemas complexos que não permitem o seu tratamento por meio de técnicas exatas tradicionais e o uso do Método dos Pontos de Referência para gerar soluções Pareto-eficientes; e o design de métodos interativos que permitam a tomada de decisões em ambientes complexos.
Faremos uma breve abordagem às diferentes linhas de trabalho do nosso grupo de investigação.»

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Mais informações.