Seminário@DEM – R. John Hansman

Técnico - Campus Alameda

Título: “Student Based Design and Prototyping of Innovative Flight Vehicles” (Projeto e Prototipagem de veículos Aéreos Inovadores desenvolvidos por Estudantes) - 14h

No âmbito do Ciclo de Seminários promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), esta será a primeira sessão de 2022.

• 19 de janeiro de 2022, quarta-feira, 14h – Presencial*

• Orador: R. John Hansman (T. Wilson Professor, Dep. Aeronautics & Astronautics, MIT: Massachusetts Institute of Technology, Cambridge MA, USA; Co-Director MIT Portugal Program).

• Título: “Student Based Design and Prototyping of Innovative Flight Vehicles” (Projeto e Prototipagem de veículos Aéreos Inovadores Desenvolvidos por Estudantes).

• Resumo: Este seminário discutirá uma abordagem para o desenvolvimento de aeronaves inovadoras e veículos aéreos não tripulados, onde patrocinadores externos apoiam equipas de estudantes universitários para projetar e prototipar conceitos de veículos de alto risco. Os estudantes recebem requisitos de missão não satisfeitos por veículos tradicionais e desenvolvem projetos preliminares do novo veículo em estudo. Os projetos são refinados, prototipados e testados em cursos laboratoriais. A mais recente aula de projeto foi lecionada à distância e incluiu vários alunos do IST através do Programa MIT Portugal. A estrutura do programa será apresentada e vários exemplos de veículos serão discutidos, incluindo 1) eSTOL: Aeronave eSTOL elétrica híbrida de 4 lugares com descolagem e aterragem curtas; 2) Firefly: Pequeno veículo aéreo não-tripulado com propulsão por foguete, 3) Jungle Hawk Owl: Veículo repetidor de comunicações longas (5 dias); 4) SACOS: Sistema Aéreo Estratosférico de Observação Climática ; e 5) Perdix: Pequeno enxame de veículos aéreos não-tripulados.

Mais informações (PDF).

*Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, Anfitetaro FA3.